Cofen e OPAS promovem oficina sobre Práticas Avançadas em Enfermagem no Brasil

Ciclo de palestras promove discussão sobre a implantação da PAE no país e experiências do Chile e do México.

Brasília, 23 de setembro de 2021. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) do Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Centro Colaborador da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto vão promover um ciclo de palestras virtuais com países onde a Prática Avançada da Enfermagem (PAE) já faz parte do contexto do trabalho do enfermeiro. 

O objetivo é promover o compartilhamento de experiências nacionais e internacionais visando subsidiar a discussão sobre a implantação da PAE no Brasil.

As duas primeiras palestras virtuais ocorrem nos dias 24 de setembro e 1 de outubro, com a apresentação das experiências do Chile e do México, respectivamente. A transmissão será realizada pelo Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS e pelo canal do Cofen, a partir das 14h. O público poderá enviar perguntas via chat. Estão previstas outras três palestras para os dias 1, 8 e 22 de outubro.

A PAE refere-se a uma variedade de funções possíveis para o profissional que atua em nível avançado de prática. Como no Brasil ainda não há regulamentação para a PAE, desde 2015, a OPAS/OMS tem promovido discussões sobre a implementação da PAE no país, voltada para a Atenção Primária à Saúde (APS), articulando as principais instituições, como os Ministérios da Educação e da Saúde e o Cofen. 

Em 2016, o Cofen implantou a Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem visando ampliar o escopo profissional e desenvolver o trabalho multiprofissional na atenção primária.

Palestra PAE no Chile - Diretora da Escola de Enfermagem e Obstetrícia da Universidad de los Andes, Maria Consuelo Mackay

  • 24 de setembro de 2021 (sexta-feira)
  • 14:00 h (Brasil)

Palestra PAE no México - Diretora de Enfermagem e Coordenadora Geral da Comissão Permanentes de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Governo Federal do México, Claudia Leija Hernández

  • 1 de outubro de 2021 (sexta-feira)
  • 14:00 h (Brasil)

Acesso para o Canal de YouTube da Inovação na Gestão do SUS

Acesse aqui

Acesso para o Canal de YouTube do Conselho Federal de Enfermagem

Acesse aqui

Compartir esta publicación

Sobre el Observatorio

El Observatorio de Recursos Humanos de Salud es una red regional de gobiernos, instituciones académicas, de servicio y organizaciones sociales, promovida por la Organización Panamericana de la Salud, para la generación, análisis, acceso e intercambio de información, conocimientos y experiencias que respalda la toma de decisiones y la formulación e implementación de políticas públicas, en respuesta a prioridades nacionales y a las metas regionales de recursos humanos en salud.