Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde: Um Manual

Foi disponibilizada a versão em português do documento Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde: Um Manual. 

O trabalho de tradução foi realizada em pareceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS/BRA), o Centro Colaborador da OPAS/OMS da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) e a Estação de Trabalho do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da EERP/USP.

A ferramenta Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde (CNFTS), desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa facilitar a padronização dos sistemas de informação da Força de Trabalho em Saúde (FTS) e comparabilidade de dados sobre Recursos Humanos em Saúde (RHS), em várias dimensões. Bem como, auxiliar os países a melhorem progressivamente a disponibilidade, qualidade e uso de dados sobre a FTS por meio de acompanhamento do desempenho da política de RHS e do monitoramento de um conjunto de indicadores para apoiar a concretização da Saúde Universal, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e outros objetivos de saúde. Uma potente ferramenta na orientação e apoio aos países para informarem as decisões políticas nacionais da FTS com base em evidências.   

Convidamos a todos a visitar e utilizar o documento como referente chave para o planejamento e desenvolvimento dos RHS:

Publicação: 

Autor:  Organização Mundial da Saúde

Data de publicação: 2020

Resumo: O Manual das Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde foi desenvolvido sob a direção do Departamento de Força de Trabalho em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um documento de acompanhamento para apoiar a implementação da Estratégia Global de Recursos Humanos em Saúde: Força de trabalho 2030.

Languages: English | Español | Português

Maiores informações

 

Compartir esta publicación

Sobre el Observatorio

El Observatorio de Recursos Humanos de Salud es una red regional de gobiernos, instituciones académicas, de servicio y organizaciones sociales, promovida por la Organización Panamericana de la Salud, para la generación, análisis, acceso e intercambio de información, conocimientos y experiencias que respalda la toma de decisiones y la formulación e implementación de políticas públicas, en respuesta a prioridades nacionales y a las metas regionales de recursos humanos en salud.