1ª Oficina Nacional Fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde Pública

Brasília, 2 e 3 de outubro de 2019. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), através da sua Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, realizou em Brasília a 1ª Oficina Nacional de Fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP).

O evento teve por objetivo principal fortalecer as EESP, compreendendo estas como principal instrumento para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A oficina, que juntou aproximadamente 80 pessoas, contou com a participação de representantes de 25 Estados e do Distrito Federal, sendo que a maioria dos presentes provinha das suas respectivas Escolas Estaduais, ou de estruturas com funções análogas dentro das Secretarias de Saúde.

Esta oficina faz parte de uma das etapas do projeto denominado Apoio ao Fortalecimento e Ampliação das Escolas Estaduais de Saúde Pública, conduzido pelo CONASS em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde. O projeto tem o propósito de articular e apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde no âmbito do SUS, bem como de promover a disseminação da informação, produção e difusão do conhecimento, inovação e incentivo à troca de experiências no tema da formação em Saúde.

A programação do evento iniciou com uma Mesa de Abertura que contou com a presença do Vice-Presidente do CONASS e Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, com a Secretária Adjunta de Saúde de Goiás, Luciana Vieira e com a Coordenadora de Capacidades Humanas da OPAS, Mónica Padilla. Complementaram o ato de abertura dois outros coordenadores técnicos do CONASS; Lourdes Almeida e Haroldo Pontes, sendo este o responsável pela temática da Gestão do Trabalho e da Educação no CONASS e organizador da oficina. Todos os componentes da mesa reforçaram a importância do papel das Escolas para o SUS e valorizaram a iniciativa da atividade. A oficina contou ainda com uma conferência de abertura proferida pela Professora Dra. Tânia Celeste (Fiocruz) e por uma sequência de blocos de apresentações feitas por representantes das próprias Escolas Estaduais.

Agenda e participantes

Apresentações

Compartir esta publicación

Sobre el Observatorio

El Observatorio de Recursos Humanos de Salud es una red regional de gobiernos, instituciones académicas, de servicio y organizaciones sociales, promovida por la Organización Panamericana de la Salud, para la generación, análisis, acceso e intercambio de información, conocimientos y experiencias que respalda la toma de decisiones y la formulación e implementación de políticas públicas, en respuesta a prioridades nacionales y a las metas regionales de recursos humanos en salud.